Estudos Bíblicos
ESTUDO BASEADO NO SALMO 41
"O FOFOQUEIRO"
Deus preserva o necessitado
Muitos pais têm filhos rebeldes, mas poucos têm filhos que odeiem seus pais tão intensamente quanto Absalão odiou a Davi. A raiz
daquele ódio era profunda, remontando ao assassinato de Urias, o marido de Bate-Seba, a sangue frio.
Na consideração "bem-aventurado o que acode ao necessitado" (41.1), Davi não está se referindo ao financeiramente pobre, mas ao desamparado. Davi, o poderoso homem que enfrentou um leão e um urso em combates corpo a corpo, o destemido guerreiro que matou Golias, que elevou as doze briguentas tribos hebréias à condição de potência mundial, definhava sozinho, sem ajuda, consumido por uma doença fatal: a doença do pecado (vs.3-4), que destruía sua saúde, sua família e seus sonhos.
Embora o pecado de Davi tivesse sido perdoado, as consequencias o perseguiam, como um caçador que persegue um animal ferido. Por causa do seu pecado, Davi não condenou a conspiração de Absalão e nem mesmo o estupro cometido por Amnon contra sua meia irmã, filha de Davi (ver 2Sm 13.1-18). Absalão, o filho que comia à mesa de Davi, juntou-se a um grupo crescente de pessoas que falavam mal de Davi. "De mim rosnam à uma todos os que me odeiam" (v.7).
As duras palavras do fofoqueiro
O que é um fofoqueiro? Fofoqueiro é um covarde de duas caras que nunca olha de frente para a pessoa que ele está tentando assassinar através de suas palavras. O fofoqueiro é uma pessoa cruel porque espalha mentiras e meias verdades, usando expressões como "o que dizem por aí é que...", sem qualquer comprovação (vs 7.8). O fofoqueiro pode ser um membro de igreja, estar presente em qualquer círculo social ou até mesmo ser encontrado entre os círculos mais íntimos de amigos e familiares. O fofoqueiro destrói amizades, divide igrejas e devasta lares.
Qualquer líder, seja de uma igreja, uma empresa ou comunidade, tem um Absalão em sua vida, presente no círculo mais íntimo de pessoas, fingindo ser leal. Davi teve Absalão, que morreu pendurado numa árvore. Jesus teve Judas, que se enforcou. Paulo teve Demas, que amou mais o mundo e abandonou o apóstolo. Deus teve Satanás, o traidor que estava próximo de Deus.
Busque a verdade
O método bíblico para lidar com um fofoqueiro é verificar se o que ele está dizendo é verdade ou não. Se for, então busque a restauração. Se não for, peça a ele que pare. Se ouvir alguém espalhando fofocas, confronte-o. Exija que ele encare a pessoa de quem está falando. Nunca devemos deixar um fofoqueiro livre. Os danos que ele pode causar são imensuráveis em termos de reputações destruidas e corações despedaçados.
Não espalhe fofocas sobre outras pessoas. Ao contrário, proclame o poder salvador do sangue de Jesus, seu poder curador e a esperança que sua presença traz ás nossas vidas.
Nossa equipe
Contato
Av. Marechal Malllet, 545 - Forte - Praia Grande
(13)9725-0895 falar com Pra. Marli
pastoreduardogabriel@hotmail.com